segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Weinschützfamilienfest

Quando era criança, lembro de uma vez ter procurado meu sobrenome na lista telefônica para ver quantos Weinschütz encontraria lá. Só haviam dois, meu pai e meu tio. Tudo bem, era uma lista regional mesmo. Ainda assim, imaginava quantos mais haveria, além dos primos e avós que eu já conhecia.


Que fique claro que nunca tive qualquer problema com meu sobrenome. Sempre tive o maior orgulho dele e das minhas raízes germânicas, daí o interesse em procurar por outros parentes mais distantes.


Alguns anos atrás, menos de dez, resolvi fazer a mesma busca, mas desta vez usando uma ferramenta mais moderna: a internet. E lá encontrei alguns nomes espalhados pelo Brasil. Fiquei empolgado, até nome de rua encontrei com meu sobrenome!


Agora recentemente, tomei conhecimento de um certo Weinschütz que também resolveu buscar saber sobre nossos parentes. Ele, no entanto, foi além de pesquisas na internet e listas telefônicas. Aliás, foi muito além disso. Pesquisou a árvore genealógica da família, nosso brasão e nossas origens, tudo registrado em um livro que será lançado durante a primeira Weinschützfamilienfest! É isso mesmo, minha família vai ter até uma festa só dela! Blumenau que cuide bem de sua Oktober, hehehe.


Eu, que queria encontrar parentes em listas telefônicas ou na internet, vejo surgir a história da família, suas origens e caminhos percorridos através dos tempos. Resta agradecer ao Sr Wilson Weinschütz pelo empenho em seu grande trabalho de resgatar nossa história e prestigiar a festa que será com certeza a primeira de várias outras.